CRECI 45.590 EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO!
SÃO PAULO - A Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou hoje um índice que permitirá calcular a rentabilidade do mercado brasileiro de imóveis comerciais, levando em consideração a oscilação dos preços. O Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C) será trimestral, com a primeira divulgação do ano prevista para abril, referente aos três primeiros meses de 2011.
O indicador oferece três versões: o retorno da renda, que reflete a receita operacional vinda de aluguéis e condomínio, por exemplo; o retorno de capital, que indica a valorização do imóvel, e o retorno total. O indicador considera em seu cálculo, além da receita e do valor avaliado dos empreendimentos, investimentos em reformas e alienações.
'O objetivo é retratar da forma mais abrangente possível a evolução da valorização dos preços e dos rendimentos de imóveis comerciais em todo o Brasil', explica o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV, Paulo Picchetti, durante palestra técnica realizada na BM&FBovespa, em São Paulo.
O índice já será lançado com uma base histórica iniciada em 2000. Por meio da análise desses dados, é possível constatar, por exemplo, que no quarto trimestre do ano passado, os retornos de capital e de renda dos imóveis comerciais no país foram, respectivamente, de 16,4% e 15,2% ante o mesmo período de 2009. O retorno total corresponde a 33,5% na mesma base de comparação.
Nos últimos dez anos, o retorno dos empreendimentos comerciais brasileiros acumula crescimento de 637%. Cabe notar que a evolução é nominal, ou seja, não considera os efeitos da inflação no período.
O cálculo do indicador tem como base informações fornecidas por um grupo de participantes envolvendo investidores institucionais e empresas ligadas ao setor imobiliário. O número ou nome de entidades envolvidas é sigiloso.
No último trimestre de 2010, a amostra contava com 190 imóveis individuais, sendo 50% escritórios comerciais e 25% shoppings centers. Todos os Estados do país estão representados, com maior concentração em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O indicador conta atualmente com quatro subíndices: escritórios comerciais; shoppings centers; empreendimentos localizados na capital paulista e imóveis comerciais no município do Rio de Janeiro.
O Ibre/FGV já trabalha na elaboração de um índice de rentabilidade semelhante voltado para o mercado residencial, mas segundo Picchetti, ainda não há previsão para lançamento.
(Ana Luísa Westphalen | Valor)
Corretor Marcelo Astuto - CRECI/RJ 45.590
BARRA DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO - RJ - BRAZIL
Nextel: (21) 7832-4132
ID: 102204*14
CASA DUPLEX, TRÊS QUARTOS SENDO UM SUITE, SALA EM TRÊS AMBIENTES, COZINHA, 2 BANHEIROS SOCIAIS, TERRAÇO, AMPLO QUINTAL, PORÃO COM LAVANDERIA, FENTE DE RUA, TERRENO AMPLO (25X20) VISTA PARA SERRA DE JACAREPAGUÁ LINDA! ANTIGO SÍTIO DOS ARRUDAS!!! ESTUDA-SE PROPOSTA...